Fundador

Nosso Fundador São Luís Guanella

O Centro Educacional Nossa Senhora da Aparecida faz parte da Família Guanelliana que hoje está difundida em mais de vinte e uma nações do mundo.

Atuação Guanelliana no mundo
Mapa de atuação Guanelliana no mundo.
Créditos da imagem: Sacro Cuore - Opera D. Guanella - Fasano (https://www.sacrocuorefasano.net/)

Luís Guanella nasceu aos 19 de dezembro de 1842, em Francisco, pequena vila entre as altas montanhas alpinas do norte da Itália. Sua família, profundamente cristã, era numerosa e de recursos modestos. Do seu pai, Lourenço, herdou um caráter forte e tenaz, da sua mãe Maria a delicadeza e a compaixão para com os pobres, de ambos herdou a fé, o amor, a piedade e a confiança na Divina Providência.

Durante a juventude Guanella sofreu na própria pele muitas consequências advindas do contexto político-social de sua época. Um exemplo disto é o fato de que teve que interromper seus estudos durante as lutas da unidade da Itália, lideradas por Garibaldi.

Ordenado sacerdote aos 26 de maio de 1866, Padre Guanella em sua ação pastoral, percebendo a triste realidade em que estavam jogados os portadores de deficiência mental, tratados simplesmente como loucos, as crianças carentes, os órfãos e os idosos abandonados decidiu dedicar-lhes especial carinho e atenção, procurando cuidar deles pessoalmente ou encaminhá-los para instituições caritativas adequadas, sempre guiado pelo pensamento de que “não se pode parar até que exista pobres para socorrer e necessidades às quais prover.”

Após 20 anos de dificuldades e contrariedades, em 1886 conseguiu iniciar na cidade de Como, Itália, a sua “Pequena Casa da Divina Providência”, fundando a Congregação Feminina das “Filhas de Santa Maria da Providência”. Então começou a atender todo o tipo de pessoas em necessidades: idosos e abandonados, doentes, órfãos, portadores de necessidades especiais.

Aos poucos agregaram-se a ele sacerdotes e jovens que vendo o seu exemplo queriam segui-lo. Assim fundou-se a Congregação Masculina dos “Servos da Caridade”. Não parou aí; percebeu que não bastavam os religiosos: Irmãs, Irmãos e Padres. Era necessário que os leigos fizessem a sua parte. Fundou então a terceira ordem dos Guanellianos, ou seja, os Guanellianos Cooperadores constituída por leigos, cuja missão é estar no mundo difundindo também a caridade com o seu exemplo de vida na família e com seu serviço a favor dos mais necessitados.

Hoje o que é denominado de Família Guanelliana a reunião destes três ramos: a Congregação Feminina, a Congregação Masculina e os Guanellianos cooperadores.

Durante os poucos anos de vida que lhe restaram conquistou muitos corações, aliviou a vida de muitos sofredores e ajudou a sociedade a tornar-se mais atenta e solidária para com as pessoas em dificuldade. Guanella morreu em 24 de outubro de 1915, em Como, na Itália, após ter aberto mais de trinta instituições.

Carisma Guanelliano

REVELAR AO MUNDO O AMOR PROVIDENTE E MISERICORDIOSO DE DEUS PAI, proporcionando um ambiente familiar, como o da Família de Nazaré, que beneficia o desenvolvimento integral da pessoa, priorizando particularmente os mais desprovidos da sociedade, utilizando a pedagogia do amor providente.

Boletim